quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Desabafo de um Negro


“Solta a cabeleira do Zezé”, deixa ele ser quem quiser.
Será que prender minhas mãos com algemas não foi o suficiente?!
Ainda querem escravizar minha raça, minha dignidade?!
Meu cabelo não é ruim, ruim é o seu preconceito,
rebelde e sarará é o seu racismo. 
Minha religião e meus ancestrais não são demoníacos, 
falta de Deus é o seu julgamento mesquinho.
Para de me julgar subalterno, eu não vou te roubar, 
minha pele negra não está armada. 
Fique com suas cotas, eu não preciso delas, 
minha capacidade de aprender não é inferior à sua. 
Eu não quero esmolas, não quero falsas desculpas e nem remorso, quero respeito! 
Quero poder ser quem eu sou, não quem você quer que eu seja, me permita!
Não me limite, eu posso! 
 Tudo ou até mais que você! 
Será que o que você tem é medo de um simples “neguinho” te superar?!
 Das minhas “mãos calejadas” se mostrarem mais fortes e capazes? 
Se seu povo é tão superior assim não entendo o porquê dessa dúvida,
esses seus olhos impactados, mas tá lançado o desafio. 
Só peço que pare de tentar me rotular e me permita mostrar minha verdadeira cara, 
ser meu verdadeiro eu e me pintar com a minha verdadeira cor.
“Solta a cabeleira do Zezé”, deixa ele ser quem é.



( Porque todo dia é/ou deveria ser o Dia Nacional da Consciência Negra Humana) 

9 comentários:

  1. E porque, você branca se sente no direito de falar no assunto com toda essa sensação de propriedade? Quem sabe o que dói e o que não, o que queremos e o que não, quando se trata de negritude, são os negros. Obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Nós que não queremos a sua piedade e compaixão! E se todo dia é ou deveria ser Dia de Consciência Negra, não cabe a você julgar, pois só nós negros sabemos o que é travar uma batalha diária contra o racismo e o preconceito.

    ResponderExcluir
  3. Sou branca, mas meus ancestrais são negros. Falo em nome deles.

    ResponderExcluir
  4. Não fala não. Seus ancestrais não eram vitimistas. Negros são lutadores. Cotas não são esmolas, são (mínimas ) politicas de reparação. Você nem sabe do que está falando. No Brasil, ter avô negro ou bisavô negro apenas, não te faz negra. A questão aqui é pigmentocrática.

    ResponderExcluir
  5. Oi? Fala em nome dos ancestrais? Se você quer falar pelo seus ancestrais negros então fique calada e não fale do que você não sabe, fale dos seus ancestrais brancos e de todos os privilégios que você possui por conta deles, tenho ancestrais europeus que estupraram minhas ancestrais africanas e nem por isso falo em nome deles, mas falo em nome delas, mulheres poderosas que geram meus bisavós que passaram para meus avós toda força e coragem de um povo que até hoje é massacrado pelo preconceito. Não fale do que você não sabe Scarleth, não faça isso com você mesma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sheila realmente não passei pela mesma situação que meus ancestrais negros, mesmo assim sinto muito pela forma como toda a história aconteceu. Nunca recebi nenhum privilégio por ser branca,sempre tive que batalhar por tudo até hoje,e também não fui ensinada a enxergar diferença entre as raças, minha criação foi com base no respeito ao próximo e ponto.Por isso peço desculpas se de alguma forma o texto te ofendeu, ou aos seus. As frases contidas nele (inclusive a parte da cotas) são discursos ouvidos e discutidos de negros e negras tão lutadores e capazes como meus ancestrais, não concordo que pelo fato de não carregar a mesma melanina que você na pele, eu não possa me entristecer com situações corriqueiras que presencio de discriminação (que nunca disse não existir). Sempre que uma criança chama uma colega de classe de "preta fedida", ou eu vejo alguém ser pré- julgado e excluído pela cor ou opção sexual, eu me entristeço pela pessoa. Não para remediar um mal causado pelos meus ancestrais brancos (não me sinto responsável pelo erro deles), mas porque sei que isso não tem nada a ver, está errado. Existem brancos, amarelos, negros, mestiços, bons e ruins, o caráter não está no tom da pele.
      Enfim, o texto foi justamente em defesa desses,um recado aos que ainda se acham superiores de alguma forma em razão dessa história passada que ao meu ver, já deveria ter virado apenas história.

      Excluir
  6. Uai, agora é preciso "autorização" pra poder discutir algum tema? Que preguiça desse mimimi, desses "cagadores de regra" da internet...
    Insistem tanto em falar de ancestrais, mas não falam dos diversos escravos que Zumbi do Palmares (oh!) tinha, não falam dos milhões de brancos europeus escravizados por negros africanos nos anos de 1500 a 1800.
    Você não sabe de nada que os negros já passaram, Scarleth, mas elas sabem que o que se passa na sua vida e das suas regalias por ser branca.
    O preconceito começa justamente por pessoas assim, que vivem falando em igualdades, mas qualquer coisa já é motivo pra vitimização e ataques a quem pensa de forma diversa.
    Mas, que que eu sei da história dos negros, né?! Somente os negros é que sabem (e podem falar!)...

    ResponderExcluir
  7. Toma distraida, certos temas e opiniões guarde consigo.ou você e uma espécie de advogada do diabo. ...

    ResponderExcluir
  8. Toma distraida, certos temas e opiniões guarde consigo.ou você e uma espécie de advogada do diabo. ...

    ResponderExcluir

Leia Também

Mais lidos