O rótulo é uma das partes mais importantes na criação e apresentação de um produto. Nele contém todas as informações necessárias que precisamos para avaliar e decidir se devemos ou não consumir tal produto. Mas muita gente ainda não entendeu que o rótulo foi feito para as coisas e não para as pessoas. Aposto que como eu você ou alguém que você conheça já procurou livros mais finos, coloridos e mais "atraentes" nas prateleiras da biblioteca, Na contra- capa do livro já se pode perceber do que se trata o enredo, lendo a "orelha" já se sabe em qual categoria ele se encaixa: romance, terror, aventura, etc. Isso muitas vezes já é o suficiente para decidir se gostamos ou odiamos aquele livro, antes mesmo de mergulhar na história propriamente dita. É aquela famosa expressão "julgar o livro pela capa" mas isso nos faz perder a oportunidade de ler verdadeiras obras-primas por julgarmos a capa como mais sem gracinha, sem cor, sem estilo.
As pessoas são rotuladas, pelo estilo, roupas, trejeitos e da mesma forma que o livro, perde-se a oportunidade de conhecer verdadeiras jóias pelo pré-julgamento. Já presenciei várias situações onde fulana não gostava de cicrana e maldizia a coitada pela aparência x ou y. "Fulana é periguete, olha o tamanho do short que ela usa, não serve para ser minha amiga". A diferença é que pessoas são livros com histórias ricas e inacabadas, volumes únicos que ficariam na mesma seção de uma biblioteca por terem em comum o mesmo autor.
Não julgue um livro pela capa, às vezes o colorido está nas ilustrações de dentro, a graça está no conteúdo e a beleza na alma.
Scarleth Menezes
Graças a Deus com o tempo vem a maturidade e paramos de julgar os livros pela capa e entender mais o volume único das pessoas. Ótimo texto Scarleth, posso trabalhá-lo com meus alunos?
ResponderExcluirObrigada Izabel, claro que pode, é uma honra fazer parte da sua aula.
ExcluirObrigada pela visita, volte sempre. Todo dia tem mais um texto.
Sou professora infantil e isso é uma qualidade linda das crianças, elas não rotulam, respeitam mais as diferenças e não classifica os amiguinhos em bom ou ruim como nós, os adultos. Trabalhar com criança é um aprendizado a cada dia. Parabéns pelo texto.
ResponderExcluirObrigada Lu, também trabalho com crianças e concordo com você, temos muito o que aprender com nossos pequenos mestres.
ExcluirObrigada pela visita, volte sempre. Todo dia tem mais um texto.
Belo texto ...me fez pensar em como seria se Deus nos julgasse apenas pela capa...Parabéns!
ResponderExcluirBgada Déa, pelas palavras e pela visita. Volte sempre!
Excluir