Um dia, o novo professor de português começou ensinando regras de concordância aos seus alunos.
_ Devemos sempre concordar sujeito e verbo. Por exemplo "eu vou" "nós vamos"...
Após uma explicação magistral com infinitos exemplos.Seus alunos ficaram admirados com tamanha inteligência.O comentário era geral."Como ele consegue guardar tanta coisa?Ele é um verdadeiro gênio, sabe tudo.Adorei!"
Então,o professor de extrema sabedoria,escreveu no quadro "Façam as página 124 e 125 do livro para a próxima aula."
Bastou um aluno para começarem as piadinhas.Cê viu, ele escreveu "as página"?Talvez não seja tão gênio assim. Percebendo o bafafá que gerou, o professor deu ali,a parte mais importante da lição daquele dia.
_ Vocês perceberam como um erro meu foi o suficiente para tirar todo o foco de vocês? Fiquei quarenta minutos dissertando e usando corretamente o português,mas bastou uma palavra para que vocês esquecessem tudo o que eu já havia "acertado".
_ Mas professor, o senhor é mestre em português, o mínimo que se espera é que fale corretamente né?! - Disse um dos alunos.
_ Pois bem meus caros, infelizmente assim também é a vida. A vida é como um "jogo dos 7 acertos". Onde a cada acerto encontrado, nossa figura é pouco a pouco construída até que esteja toda completa. A sociedade não permite erros. Nesse jogo, qualquer erro pode dar em game over, aí o jeito é começar tudo de novo. No futuro,as pessoas não vão te recompensar pelos seus acertos. Acertar é o mínimo que todos esperam de um adulto. Mas bastará um pequeno errinho para que você seja notado e apontado negativamente e veja todos os seus quarenta minutos serem apagados e esquecidos,assim como vocês fizeram comigo.
O real nome desse jogo deveria ser "jogo dos 7 erros" porque é a cada erro reparado que evoluímos e descobrimos nossa real figura. Tentem valorizar mais os acertos que o erros uns dos outros e compreender que todos somos seres errantes. E é esse o lado gostoso de viver, porque quando zeramos os erros e encontramos todos os nossos acertos, o jogo apenas acaba.
Nenhum comentário:
Postar um comentário